domingo, 3 de janeiro de 2010

CURTA 2 - Best Of

23 de Janeiro, 21h45 | S. João da Madeira

As três curtas-metragens mais votadas pelo público voltam à cena, para um debate moderado por Américo Santos, director do Cineclube de Santa Maria da Feira. No final, será projectado "Rasganço" de Raquel Freire.

O público votou e escolheu os três melhores filmes da CURTA2 – Mostra Nacional de Curtas de S. João da Madeira: “A um passo de ser” de cinco alunos sanjoanenses, “A ascensorista” de um grupo de amigos do Porto e “Deus não quis” da produtora Zed Filmes. As películas regressam aos Paços da Cultura de S. João da Madeira, dia 23 de Janeiro, às 21h45, para uma sessão especial, organizada pela Associação Cultural Teia dos Sentidos.

Américo Santos, director do Cineclube de Santa Maria da Feira e do Festival de Cinema Luso-Brasileiro, vai moderar o debate entre os vencedores da mostra. A encerrar, será novamente projectada a longa "Rasganço" da cineasta Raquel Freire, convidada especial da segunda edição desta mostra. A entrada é gratuita.

No ano passado, a CURTA2 mostrou, durante três quentes noites de Julho, 22 filmes da Escola Secundária Serafim Leite de S. João da Madeira, do cine-clube de Avanca, das universidades Católica do Porto, da Beira Interior e de Aveiro, do centro de assistência social Castiis, da produtora Zed Filmes de Coimbra e de um grupo de amigos do Porto.

No primeiro dia, a preferência do público foi para “A um passo de ser”, a primeira curta-metragem de um grupo de cinco estudantes do 12º ano da Escola Secundária Serafim Leite de S. João da Madeira. Daniel Lima, Fabiana Barbosa, Iolanda Tavares, Maria Carlos Cardeiro e Maria Miguel Cardeiro construíram uma curta-metragem, utilizando a técnica de animação por stop motion. A película conta a história de alguém infeliz, que tenta ser outra personagem, deixando-se influenciar pelos cânones da sociedade.

“A ascensorista” foi a curta mais votada no segundo dia da mostra. É uma comédia muda e legendada, realizada pelo portuense Nuno Gouveia, de 36 anos, com a ajuda de mais três amigos: Mafalda Amorim, Rita Marafuz e Nuno Quental. O filme gira em torno de uma ascensorista assassina. Quando transporta uma cliente indecisa, recebe um passageiro sinistro, um terrorista interessado em desviar o elevador para o piso -3. Indignada com a situação, a passageira ameaça o terrorista, exigindo a reposição da ordem até que a pacata ascensorista acaba por assassinar os dois agitados tripulantes.

A produtora Zed Filme ganhou o troféu do público no último dia da CURTA2, com “Deus não quis”. A partir dos versos da canção popular “Laurindinha”, o realizador António Ferreira narra a história de Ramiro, um rapaz novo, que parte para a guerra. No regresso, perde o amor da sua vida – Laurindinha.


Nota biográfica
Américo Santos
É director do Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira desde a sua criação. Frequentou o curso de cinema e vídeo do FAOJ, especializando-se em montagem. Foi assistente de realização dos filmes "Fora de Campo" e "Who's Who", director da Federação Portuguesa de Cineclubes e programador cultural na Feira Viva E.M..
Desenvolveu várias acções de divulgação do cinema português no Brasil, elaborando programas e indicando filmes para festivais.
No CURTA-SE, Brasil (Sergipe), foi homenageado pelo trabalho de divulgação das cinematografias portuguesa e brasileira no CURTA-SE.
Actualmente, desenvolve um projecto de cooperação cinematográfica com o Brasil.



A CURTA 3 já tem data marcada: de 21 a 23 de Outubro de 2010, no auditório dos Paços da Cultura.

Salomé Pinto

Organização:
Teia dos Sentidos – Associação Cultural
Rua Vale de Cambra, n.º 203
3700-297 S. João da Madeira



Contactos
Salomé Pinto [Presidente]: 965556302
Ângela Almeida [Vice-presidente]: 917849972

Sem comentários:

Enviar um comentário